sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PROJETO RÁDIO NA ESCOLA


IDENTIFICAÇÃO:
Escola Estadual Antonio Souza Martins “Polivalente”
Endereço: Rua 18 com 31 e 33 - Nº 2.444 – Ituiutaba - MG
Elaboração: Girlene Aparecida dos Santos Nunes, Helena Maria Zanotto e Zeila D'Aquino de Queiroz.
Público Alvo: alunos do ensino médio e 9º ano do ensino fundamental.
Duração: 6 meses ( maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro)
Turnos: Matutino, Vespertino e Noturno.

OBJETIVO GERAL:
“Integrar a mídia Rádio ao ambiente escolar, ampliando a comunicação, no ecossistema do espaço educativo, estimulando habilidades de leitura, escrita, oralidade e produção de conhecimento.”

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Oportunizar ao educando o conhecimento e prática das atividades radiofônicas;
  • Preparar a comunidade escolar para a implantação e gestão da rádio-escola;
  • Desenvolver habilidades e competências de programação, edição (escrita), locução (oralidade);
  • Produzir e divulgar materiais variados na Rádio-escola.

JUSTIFICATIVA:
Segundo Morim: “Vivemos por força dos avanços tecnológicos, em uma sociedade acelerada, com uma lógica de cronômetro” .
A intensa comunicação que vivenciamos torna indispensável desenvolvermos habilidades comunicativas em nossos alunos. A linguagem verbal, que pode ser definida como uma atividade interindividual, através da qual as pessoas interagem, por meio da língua, visando propósitos específicos, é a forma básica de comunicação. Pensando em somar ações para que a linguagem se torne um meio eficaz de apropriação do conhecimento e de superação dos próprios limites é que esse projeto foi idealizado.
Assim, além de favorecer o uso contextualizado da língua e a ampliação das habilidades de leitura e escrita, o Projeto promoverá o trabalho com a linguagem numa perspectiva interdisciplinar.

RECURSOS:
Materiais:
  • 1 mesa de som
  • 3 aparelhos micro system
  • 3 microfones
  • 4 caixa de repercussão ou alto-falantes
  • 2 fones de ouvido
  • 1 computador/internet
  • CDs.
Humanos:
  • Alunos
  • Professores
  • Equipe pedagógica e gestora
  • Parceiros: rádio local
FEIT – Curso de Publicidade
ESTRATÉGIAS:
  • Organizar palestra sobre o funcionamento de uma rádio;
  • Visitar uma Rádio local com um grupo selecionado de alunos;
  • Propor parceria com a Rádio para: treinamento de alunos/disseminadores e disponibilização de um horário semanal para apresentação de uma programação de escola (pequeno ensaio/15 minutos semanais);
  • Montar equipes de alunos para a produção dos programas para a Rádio;
  • Criar bancas de educadores para supervisão do material produzido;
  • Elaborar e editar os programas a serem apresentados semanalmente na Rádio local.
  • Visitar uma escola da região que possui em funcionamento uma rádio-escola;
  • Verificar material disponível na escola para a montagem de uma rádio;
  • Viabilizar verba para aquisição de equipamentos e organização de espaço adequado para o funcionamento da rádio na escola;
  • Realizar concurso de logomarca e nome para a rádio da Escola;
  • Definir programação e horário de funcionamento da rádio;
  • Produzir e editar matéria para apresentação;
  • Divulgar a implantação da rádio na comunidade escolar e comunidade onde a escola está inserida através de panfletos e folders;
  • Implantar a Rádio, mesmo que de forma restrita na escola;
  • Realizar a apresentação da primeira programação da Rádio na Escola.

ABRANGÊNCIA:
O projeto atenderá prioritariamente os alunos do ensino médio, do 9º ano do ensino fundamental e todos os professores que trabalham numa perspectiva interdisciplinar. Gestores, equipe pedagógica e demais servidores participarão como equipe de apoio. E até a comunidade local que participará como ouvinte atuante de forma ativa e crítica.

CRONOGRAMA:

Mês de Maio:
  • Palestra com um integrante de uma rádio da cidade direcionada à comunidade escolar;
  • Formação de equipes de alunos para a visita e treinamento na Rádio local.
  • Visita à Rádio.

Mês de Junho:
  • Feita a parceria, iniciar o treinamento dos alunos através de observação do desenvolvimento do trabalho na estação de Rádio local;
  • Montar equipes para: a produção dos programas e supervisão dos mesmos por educadores.

Mês de Julho:
  • Apresentação de 15 minutos semanais, feita pela equipe de treinandos.

Mês de Agosto:
  • Visita à escola que possui a rádio para conhecer a realidade da Rádio na Escola;
  • Reunir e vistoriar os equipamentos que a escola possui se estão em condições de uso ou precisam de manutenção;
  • Adquirir equipamentos que ainda não possuí;
  • Montar espaço adequado (estúdio) para o funcionamento da rádio-escola.

Mês de Setembro:
  • Definição da programação e horário de funcionamento da Rádio na Escola;
  • Produção e edição do primeiro programa a ser apresentado;
  • Divulgação da Implantação da Rádio.

Mês de Outubro:
  • Implantação da Rádio na Escola;
  • Realização da primeira apresentação.

AVALIAÇÃO:
Deverá ser feita pela equipe de educandos e educadores envolvidos, no decorrer do desenvolvimento das ações, sanando os impasses surgidos e ao concluir a implantação da rádio avaliando os pontos favoráveis e as dificuldades enfrentadas pelo grupo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

RELATO:
No decorrer da elaboração do projeto surgiram muitas sugestões feitas pelos educadores da escola para a implantação da rádio, a idéia foi bem aceita, inclusive lembrou-se que há algum tempo houve um pequeno ensaio dessa idéia e que e escola já possui algum equipamento como aparelhos de som – Micro System, microfones e até uma mesa de som. Será necessária uma vistoria e manutenção nesses equipamentos para sem utilizados. Uma das dificuldades levantadas é a falta de espaço apropriado para a instalação da rádio e a falta de verba para a construção de um estúdio. Optando-se assim inicialmente por usar parte do salão de eventos da escola, adequando-se o ambiente para um estúdio improvisado e pela busca de parceria com uma estação de Rádio local para conhecer como é organizado o trabalho na mesma.
O que resultou neste projeto de integração do uso da mídia Rádio como suporte interdisciplinar para o trabalho pedagógico da escola.

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